domingo, 20 de novembro de 2011

Complexo de Golgi







Definição: Consiste de alguns sacuolos achatados também chamados de cisternas sobrepostas que não se comunicam entre si. O transporte por entre as cisternas é realizado por vasiculas. As cisternas mais próximas são chamads de cisterna CIS, as centrais cisternas MEDIANAS e as cisternas proximas da secreção cisternas TRANS.

O CG é o principal sítio de seleção, enderaçamento e transporte das substâncias sintetizadas no RER. A partir do CG as substâncias podem retornar ao RER, seguir lisossomos ou serem exportadas da célula através da via secretora. Dessa forma o CG situa-se na via biosisintética secretora em sequencia ao RE. Outra função importante do CG e o procesamento de lipídios e proteínas sintetizados no RER. No CG acontece principalmente reações glicosilação, sulfatação e fosforilações.

O CG faz parte da via biossintética secretora da célula. Nesta via, proteínas e lipídios são produzidos no RER e encaminhados para o CG onde são processados e transportado para seu destino final, sendo o transporte realizado através de vesículas. Este transporte pode ser anterógrado qunado as substâncias percorrem a via em um determinado sentido a partir do RER através do CG até o destino final. Existe também retrogrado também mediado por vesículas a partir do CG em direção ao RE.

O transporte retrógrado tem como função redirecionar proteínas residentes do RER a esta organela. As proteínas residentes do RER possuem uma sequência de aminoacidos KDEL, uma vez na rede de Golgi Cis, receptores para KDEL redirecionam seu transporte.

No transporte anterogrado as proteínas solúveis saem indiscriminadamente do RE e transitam livremente no CG, as enzimas lisossomais produzidas no RE são transportadas seletivamente através do reconhecimento do resíduo manose 6- fosfato, o receptor para manose 6-fosfato está presente nas membranas a entregar o conteúdo aos lisossosmos.

Os produtos de secreção celular podem ser transportados através do CG de maneira contínua e não regulada, sendo denominada secreção constitutiva ou os produtos de secreção podem ser retidos em vesiculas de secreção até que um sinal específico resulte em sua liberação sendo denominada secreção regulada.

Modificações em determinadas substâncias acontecem em vesiculas de condensação. Os grânulos acumulam substâncias em uma determinada forma que não atuem em compartimentos intracelulares.

As vesiculas que não selecionam os produtos a serem transportados e as responsáveis pela secreção constitutiva são vesiculas que possuem uma cobertura por proteínas COP e GTPase que fornece energia necessária para o brotamento e fusão da vesícula. A vesícula carrega uma proteína V- SNARE que são responsáveis pelo direcionamento da vesícula coberta por COP e a membrana alvo possui um receptor T-SNARE.

No caso de vesiculas que transportam substâncias específicas existe uma vesicula coberta pela proteína clatrina.















Nenhum comentário:

Postar um comentário